- Área: 575 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Cervera
-
Fabricantes: Lutron, Hebel, PPG IdeaScapes, Paneles solares Solartec, Roca US, SONOS, Scavolini, Vitro®
Descrição enviada pela equipe de projeto. As condições do local - clima, topografia, vegetação - atuaram como aspectos fundamentais para a concepção deste projeto eco-amigável.
O terreno se localiza em uma zona tropical de exuberante vegetação, longe da cidade, apresentando uma inclinação descendente deste o nível superior da rua até o jardim posterior que limita-se com campo de golf.
No terreno existe somente uma árvore (Guazuma ulmifolia) nativa da América Tropical, de dimensões e características de grande porte.
A volumetria básica que compõe o desenho está conformada por uma série de prismas escalonados seguindo a topografia natural do terreno e localizando a árvore como ponto focal ou coração do projeto.
A arquitetura tropical se manifesta ao relacionar-se com os interiores prismáticos, com espaços semi-exteriores e abertos como terraços, áreas com pergolados, jardins, fontes, piscina.
Os ambientes da casa se articulam e criam um percurso eliminando por um momento a sensação do limite entre o interior e o exterior.
O aproveitamento dos elementos naturais e do terreno são explorados ao máximo ao abrir o projeto com grandes transparências e vistas ao horizonte verde, aproximando-se das áreas mais expostas ao sol como as do sul e oeste; além disso, brises de concreto e pergolados são um recurso empregado para proteger da incidência solar direta e criar ambientes interessantes de luz e sombra.
São implementadas estratégias bioclimáticas como ventilação cruzada em todos os espaços através de sistemas mistos de persianas de alumínio e portas de correr de vidro duplo (sistema Duovent) com tratamentos para atenuar a radiação solar.
No terraço colocaram-se painéis solares para a geração de energia renovável e limpa. O sistema construtivo empregado em toda a casa esta foi a base de blocos de concreto celular em todos as paredes e lajes pré-fabricadas, criando com isto altos valores de isolamento térmico e acústico com a subsequente economia de energia através do tempo. A iluminação da casa é 90% a base de LEDS, com sensores integrados para a economia de energia e sistema de automação integral.
A paleta de materiais está concebida para integrar-se ao entorno verde circuncidante de forma natural e cálida, isto com a inclusão de madeiras tropicais, pisos exteriores em travertino, paisagismo com vegetação nativa, muros externos feitos com pedra do rio da região, assim como a inclusão de fontes interiores para refrescar o ambiente e dota-lo de paz e serenidade.